segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lesões de famosos: Uma pequena história...

Ronaldo
O jogador de futebol brasileiro Ronaldo Luiz Nazário de Lima, eleito três vezes o melhor jogador do ano pela FIFA, sofreu muitos períodos críticos e incertezas por causa de suas várias lesões. Em abril de 2000, ele foi submetido à terceira cirurgia por razão da ruptura do tendão patelar do joelho direito, o que o manteve fora dos campos por 96 semanas. Mas esta lesão grave já tinha um histórico: uma primeira operação em fevereiro de 1996 (8 semanas de ausência), uma segunda operação em novembro de 1999 (20 semanas de ausência) e dois períodos em que ficou incapacitado de jogar por causa de tendinite no mesmo joelho (três semanas em setembro 1998 e 12 semanas em novembro de 1998).
Michael e Ralf Schumacher
Na corrida de automóveis, os acidentes dos irmãos Schumacher são considerados os piores dos últimos dez anos. A colisão de Michael Schumacher em Silverstone em 1999, causou uma fratura da perna e o deixou fora de muitas corridas naquele ano. Igualmente, seu irmão Ralf sofreu duas fraturas da coluna em um grande acidente no Grand Prix dos EUA em Indianápolis, em 2004, que o deixou fora das próximas seis corridas

Shun Fujimoto
Nos jogos Olímpicos de Montreal em 1976, o ginasta japonês Shun Fujimoto feriu uma perna enquanto realizava sua rotina de exercícios de solo. A equipe japonesa tinha uma competição contra a União Soviética, então Fujimoto manteve a lesão em segredo. Apesar da lesão, ele continuou na competição, mas, ao descer dos arcos, ele deslocou o joelho.Apesar da dor, conseguiu manter o equilíbrio na descida e recebeu uma pontuação excelente. A equipe japonesa (a mais unida na história dos Jogos Olímpicos) venceu, e Shun, apesar de sua lesão, pode ficar no pódio e receber sua medalha de ouro sem auxílio.


Daniela Krukower
A lutadora de Judô argentina sofreu uma lesão no ombro direito ao enfrentar a lutadora japonesa Aymi Tanimoto nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Esta lesão, que a fez ser retirada em uma maca, impediu a lutadora argentina de lutar pela medalha de bronze e a eliminou da competição.


Gabriela Sabatini
A tenista argentina não pôde participar da competição em Wimbledon em 1996 porque não conseguiu se recuperar de seus problemas no músculo abdominal. Sabatini participou durante 10 anos desse torneio e esta foi a primeira vez em sua carreira que não pôde participar. Naquele mesmo ano, este problema físico impediu-a de participar dos torneios em Hamburgo, Roma e Roland Garros com a equipe Argentina da Copa das Federações. Como resultado, e pela primeira vez em 11 anos, ela não ficou entre as Dez Melhores, já que não pôde defender os pontos que havia conquistado no ano anterior.
Rafael Marquez
Este jogador apareceu na primeira divisão mexicana ao 17 anos de idade e logo se tornou um líder do futebol de seu país; fez parte da seleção mexicana que venceu a Copa das Federações da FIFA em 1999, foi capitão do time durante a Copa do Mundo de 2002 e participou da Copa das Américas em 2004. Aos 20 anos, estreou no futebol europeu: jogou pelo Mônaco (1999-2003) e joga atualmente no Barcelona (Espanha). Nesta temporada, sofreu cinco lesões musculares que o tiraram dos gramados: contratura no adutor da perna direita em setembro de 2005; alongamento isquiotibial de 1º grau na mesma perna no final de dezembro; contratura dos músculos isquiotibiais no início de fevereiro de 2006 e ruptura fibrilar da perna direita em meados de março.

Michael Owen
Em 31 de dezembro passado, Owen tornou-se a mais recente vítima no futebol inglês da “maldição do metatarso”, depois de fraturar um osso do pé durante uma partida entre Newcastle e Tottenham. De qualquer modo, ele não pareceu se preocupar muito: após a inserção de um pino no osso fraturado, o jogador sentiu -se confiante para participar da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha


Diego Armando Maradona
Maradona chegou a Barcelona (Espanha) em 4 de junho de 1982. Contudo, em duas temporadas só pôde jogar em 36 partidas da Liga, por conseqüência da lesão mais grave de sua carreira: fratura do calcanhar direito com luxação, que o manteve fora dos gramados por muito tempo. Embora as primeiras avaliações sugerissem seis meses de inatividade, Maradona foi submetido a uma cirurgia e, seguindo uma recuperação rápida, voltou aos campos após 106 dias, em 8 de janeiro de 1984 – marcando dois gols na vitória de seu time sobre Sevilha por três gols a um.

Marco Van Basten
O holandês Marco Van Basten é considerado um dos jogadores mais talentosos do mundo, e recebeu o título de melhor jogador europeu três vezes. Van Basten, com apenas 31 anos de idade, anunciou que estava se aposentando do futebol em 1993. Tal decisão, após uma carreira de 14 anos, foi devido a uma lesão no calcanhar direito que perturbou o jogador desde de maio daquele ano, e que não foi resolvida apesar de três operações.



Lesões nas Copas do Mundo de futebol

David Beckham
Em 10 de abril de 2002, o então capitão da seleção inglesa de futebol, David Beckham, sofreu uma fratura do metatarso no pé esquerdo enquanto jogava pelo Manchester United contra o time espanhol Deportivo de La Coruña, nas quartas-de-final da Liga dos Campeões Esta lesão ocorreu faltando sete semanas para a Copa do Mundo na Coréia-Japão, e impediu Beckham de jogar plenamente no campeonato.
Giancarlo Antognoni
O italiano Antognoni jogou em 15 temporadas e 341 jogos pelo La Florentina e participou de 73 jogos na seleção italiana. O público italiano lastimou muito a impossibilidade de ele jogar na partida final da Copa do Mundo, na Espanha. Antognoni, jogador fundamental para levar a seleção italiana à final, não pôde jogar por causa de uma antiga lesão na perna.
Jose Luis Brown
Brown participou da Copa do Mundo no México em 1986 como reserva de Daniel Passarela. Mas Passarela ficou doente, e “Tata Brown” ocupou seu lugar. Na final contra a Alemanha, jogou a partida inteira com uma luxação no ombro direito. Mesmo assim, aos 22 minutos do primeiro tempo, fez um gol de cabeça ao receber um escanteio de Burruchaga.
Sebastian Deisler
O meio-campo internacional alemão Sebastian Deisler, membro da seleção da Alemanha, sofreu uma lesão séria do ligamento cruzado no joelho direito que o afastou da Copa do Mundo da Alemanha em 2006. Deisler, 26 anos de idade e jogador do Bayern de Munich, já havia sido afastado da Copa do Mundo de 2002 por causa de uma lesão no mesmo joelho – um problema que em 2003 lhe causou uma crise depressiva que exigiu tratamento no Instituto Max Planck de Munich.
Franco Baresi
Baresi foi um dos jogadores de defesa mais importantes no time do Milan por muitos anos. Jogando na seleção italiana na época da Copa de 1994, recuperou-se com surpreendente rapidez de uma lesão no calcanhar e pôde jogar na final contra o Brasil com destreza.
Alessandro Nesta
O italiano Nesta sofreu ruptura do ligamento no quarto minuto do jogo da primeira fase, em que a Itália derrotou por 2-1 a Áustria, no Stade de France durante a Copa do Mundo de 1998. Essa lesão obrigou Nesta a abandonar a Copa e ser operado.
Pelé
O jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, participou de sua primeira Copa do Mundo na Suécia, em 1958. Embora não participasse das duas primeiras partidas por causa de uma lesão, ele foi vital para seu time, que derrotou os anfitriões por 5-2 na final. Pelé marcou dois gols e tornou-se campeão mundial aos 17 anos de idade. Durante a próxima Copa do Mundo (Chile em 1962), Pelé sofreu um rompimento muscular durante a segunda partida e não pôde participar do segundo campeonato mundial conquistado por seu país. Quatro anos depois (Inglaterra em 1966), foi novamente prejudicado por lesões adquiridas em suas partidas contra a Bulgária e Hungria. O Brasil perdeu na primeira fase.
Nery Pumpido
O jogador principal da seleção argentina sofreu uma lesão séria (fratura dupla na tíbia) na partida da primeira fase contra a Rússia durante a Copa do Mundo da Itália em 1990. A lesão foi causada pela colisão contra outro membro do mesmo time. Pumpido não pôde jogar novamente durante aquele torneio e foi substituído por Sergio Goycochea, que se tornou um jogador decisivo para o time.
Diego Armando Maradona
Durante a Copa do Mundo da Itália em 1990, Maradona foi prejudicado por uma lesão séria no calcanhar. Apesar da má estréia, a Argentina chegou à final, mas perdeu para a Alemanha por 1-0, seguindo um pênalti marcado por Andreas Brehme, nos minutos finais da partida.
Seleção Argentina da Copa do Mundo de 2006
Um caso paradigmático de lesões foi o dos jogadores incluídos na seleção Argentina na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Acreditava-se que os jogadores afetados poderiam se recuperar a tempo, com a exceção de Luciano Figueroa, que sofreu ruptura do ligamento cruzado no joelho esquerdo e não pôde participar do torneio. A longa lista de jogadores inclui:
Lionel Messi: ruptura fibrilar no bíceps da perna direita.
Juan Roman Riquelme: problemas nas costas.
Carlos Tevez: distensão dos ligamentos do joelho direito.
Pablo Aymar: calcanhar esquerdo distendido.
Gabriel Heinze: ruptura dos ligamentos do joelho.
Roberto Ayala: lesão no joelho.


Fonte: http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/patients/sua_saude/dor/me_6.html

Compartilhe este artigo:



Um comentário:

Anônimo disse...

A fisioterapia é fundamental no esporte para a reabilitação dos atletas.