segunda-feira, 7 de julho de 2008

Sessão Automobilismo - Equipamentos de segurança utilizados por piloto


No automobilismo mundial temos dois tipos de carros, os de turismo e os protótipos. Em carros de categorias de Turismo (Ex: Stock Car) o piloto fica acomodado no interior do automóvel protegido por estruturas tubulares, chapas de metal e principalmente pelo teto. Porém, nas categorias de protótipos (Ex: F1) o piloto não conta com o teto para protegê-lo. Tudo no automobilismo evoluiu com o passar do tempo, inclusive o equipamento utilizado para proteger o piloto. Macacões, capacetes, luvas, etc... Enfim, todo o material passou por evolução, tanto na confecção, quanto na matéria prima. A Fibra de vidro deu lugar à Fibra de Carbono, apenas para dar um exemplo da extrema mudança observada.

A FIA (Federação internacional de Automobilismo) controla desde o material utilizado na confecção, até as empresas capazes de fabricar esse equipamento.

Capacete

Cada piloto utiliza até três capacetes por temporada.

Os atuais capacetes, são constituídos de fibra de vidro e de carbono, revestido com uma espuma interna chamada de Nomex®*. Em cada capacete, tem-se um microfone e um fone de ouvido embutido para o piloto poder comunicar-se com sua equipe, além de uma mini mangueira onde o piloto possa se hidratar com água durante as corridas. Trabalhando em conjunto com o Hans Device, um capacete pesa em torno de 1500 gramas. Um aspecto importante é que em carros protótipos o capacete desempenha também a função aerodinâmica, uma vez que a cabeça do piloto fica exposta ao fluxo de ar que passa pelo carro.
Projeto de capacete testado por Michael Schumacher.

1. Máscara interior

2. Concha de capacete Com Bateria Interior

3. Elemento de silenciador

4. Dispositivo de travamento

5. Titânio que Fecha Alfinete

6. Titânio que Fecha Alfinete

7. Máscara interior

8. Silenciador de ressonância

9. Conector de ventilação


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