segunda-feira, 7 de julho de 2008

Automobilismo e as principais lesões

Principais lesões
Durante toda a evolução do automobilismo observamos um aumento crescente das velocidades atingidas. Isso impõe ao piloto um desgaste físico e risco de colisão cada vez maiores.

Durante uma prova o piloto é submetido a temperaturas que podem atingir 60ºC dentro do cockpit, sendo que o equipamento de segurança, impede e perfeita ventilação e troca de calor com o ambiente.

Os Cockpits são projetados para absorver enormes forças de impacto, tanto frontal, quanto lateral e o piloto conta ainda com cintos de segurança, capacete, luvas, sapatilhas, macacão anti-chama, balaclava (capuz anti-chama), tudo para manter a integridade física do atleta do momento de um impacto acidental.

No entanto, lesões podem ocorrer após um acidente. Na Fórmula 1 nas décadas de 60 e 70 , por exemplo, o piloto corria sério risco de morte durante a temporada, sendo comum a ocorrência de óbitos durante a temporada. Hoje com a evolução constante dos componentes, temos a utilização do Titânio, Carbono, Kevlar e Amianto, o que diminui esse risco.

Lesões como fraturas, contusões, contraturas musculares e até desidratação ocorrem em todas as categorias pelo mundo. As lesões de origem muscular, seguidas das fraturas são as mais comuns, sendo as costelas, coluna vertebral e membros inferiores os mais atingidos por fraturas e a região cervical e membros superiores os mais atingidos por contraturas musculares.

A formação de um piloto se dá a partir da mais tenra idade, onde o piloto disputa corridas no Kart. Nessa categoria temos um grande número de fraturas no gradil costal. Isso devido ao formato e pontos de pressão do banco utilizado nos veículos. Até mesmo pilotos já consagrados, quando praticam o Kart têm dores na região costal, o que prova a não relação da experiência do piloto com a exigência de determinado veículo.

No Kart temos um risco ainda maior de trauma, devido o piloto não contar com uma estrutura de proteção do veículo. O piloto fica exposto não só a impactos como também à detritos que podem por ventura serem arremessados por outro Kart.

Compartilhe este artigo:



Nenhum comentário: