segunda-feira, 7 de julho de 2008

Esportes de final de semana

Para evitar lesões esportivas, os atletas adultos devem evitar se tornar “guerreiros de final de semana”, ou seja, pessoas que concentram todas as atividades físicas apenas em um ou dois dias. É importante manter um nível adequado de atividade durante toda a semana.
Quando uma pessoa impõe fortes exigências sobre seu corpo, mas elas são esporádicas, ele/ela corre o risco de sofrer uma lesão.
A lesão do tendão de Aquiles, por exemplo, é mais comum nos atletas de final de semana de meia idade, que não se exercitam de forma regular ou que não gastam tempo suficiente para alongar os músculos de forma correta antes de uma atividade. É muito mais saudável entrar em forma gradualmente, mas com mais regularidade. Desta forma, pode-se apreciar a prática esportiva de forma segura.

Esportistas profissionais e amadores
Entre os atletas profissionais, a maioria das lesões do tendão de Aquiles parece ocorrer com o arranque repentino ao praticar esportes, quando é necessário saltar, como no futebol e no basquete. Esses problemas geralmente fazem com que o atleta coloque um ponto final inesperado a sua temporada de esportes.
Mas, os atletas profissionais não são os únicos a correr esse risco: qualquer pessoa que pratique um esporte tem a possibilidade de sofrer uma lesão e deve seguir alguns conselhos preventivos para evitá-las.
Existem três grupos que são especialmente vulneráveis às lesões esportivas:
Crianças e adolescentes
Atletas de meia idade
Mulheres.
Esses grupos de risco devem tomar algumas precauções adicionais para evitar lesões. (Vide seção “Prevenção”).


Compartilhe este artigo:



Nenhum comentário: