segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Conheça a Terapia por ondas de choque

A onda de choque (ou onda de impacto) é um pulso sônico ou uma energia cinética. Sua força de transmissão depende das propriedades físicas do tecido aplicado (líquido ou sólido). Por isso, existem equipamentos específicos para utilização em cada área:urologia e ortopedia. Dentre os diferentes métodos de geração de ondas existem: - um sistema eletrohidráulico; - um sistema eletromagnético; - um sistema piezoelétrico e um sistema eletropneumático.
As ondas de choque agem de diversas maneiras: - ação mecânica, causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a calcificação; - ação analgésica por intenso estímulo local, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor; - ação vascular, provocando microvasos que melhoram a irrigação e oxigenação local e conseqüente reabsorção dos depósitos calcáreos ou cicatrização tecidual.

A terapia é realizada por equipamentos desenvolvidos para uso em ortopedia, e as indicações abrangem patologias decaráter crônico como esporão de calcâneo, tendinites calcificadas de ombro, tendinites de cotovelo, e outras tendinites que não foram solucionadas pelos tratamentos habituais. O uso das ondas de choque também tem um efeito osteogênico, quando aplicada em pacientes que tiveram fraturas de difícil consolidação, além de outras indicações (veja mais detalhes das indicações clicando aqui).
Dependendo do equipamento usado, às vezes é necessário apenas uma aplicação para se obter resultado, segundo a Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque (SBTOC). Outras vantagens proporcionadas pelo tratamento são o fato de o método não ser invasivo e, com isso evitar a cirurgia em muitos casos.
Conheça mais sobre esse método acessando http://www.sbtoc.org.br/.

Compartilhe este artigo:



Nenhum comentário: