domingo, 31 de agosto de 2008

Presidente da Sonafe acerta parceria com dirigente da Federação de Futebol moçambicana


A possibilidade de atuação de fisioterapeutas brasileiros em Moçambique, na África foi o principal assunto discutido na manhã desta quarta-feira (19) em um encontro entre o atual presidente da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), Dr. Nelson Shirabe e o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Said Faizal, na sede do Coffito, em Brasília. As ações que possibilitarão este intercâmbio entre os dois países começaram no início deste mês, com a visita de uma comitiva brasileira do Coffito e Creffitos à África.

A partir de agora, os próximos passos serão estabelecer que requisitos os profissionais brasileiros precisarão preencher para que sua atuação no país africano seja efetivada. “A intenção é que um profissional brasileiro passe a integrar a Federação Moçambicana de Futebol em breve. Para isso precisaremos avaliar as condições estruturais da entidade moçambicana para encontrar profissionais que se adaptem a essa realidade”, declarou o presidente da Sonafe, Dr. Nelson Shirabe. A intenção dele é de que esse reconhecimento seja feito ainda neste mês, quando ele pretende ir à Moçambique para avaliar essas condições. Para ele o intercâmbio será fundamental, já que atualmente apenas um fisioterapeuta integra a Federação.

Além disso, existe a possibilidade desse profissional brasileiro contribuir com a formação esportiva em Moçambique. No país não existe curso de graduação na área. O presidente da Sonafe destacou o empenho do Coffito e dos Crefitos ao estabelecerem essas parcerias que, segundo ele, poderão permitir o intercâmbio contínuo entre profissionais brasileiros e fisioterapeutas de todo o mundo. A parceria poderá também ser ampliada para o Comitê Olímpico de Moçambique e outros países de língua portuguesa.

Sonafe
Dr. Nelson Shirabe presidirá a Sonafe nos próximos dois anos e a perspectiva para 2008 é investir na formação e na capacitação de especialistas em fisioterapia esportiva. “Buscaremos inclusive inserir essa disciplina nos cursos de graduação brasileiros, tendo como prioridade que a disciplina seja ministrada por um especialista, com título reconhecido pela entidade”. Ele ressalta o aumento do reconhecimento e da procura dos fisioterapeutas especializados na área esportiva depois da realização dos jogos Pan-americanos no Brasil em 2007 e da grande expectativa que surge para a categoria com a Copa do Mundo no Brasil em 2010.

Fonte: Agência Coffito

Compartilhe este artigo:



Nenhum comentário: